Valores humanos são foco de trabalho da humanização

A definição geral do termo humanização significa tornar mais humano, socializar, respeitar, reverenciar com educação. Cientes desta definição a direção do Vidas Instituto de Assistência à Saúde e o Hospital e Maternidade Oase juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) está realizando a 3ª Semana de Saúde do Hospital Oase.

Palestras, oficinas, apresentações e ações das mais diversas fazem parte do evento que iniciou no dia 3 e segue até o dia 6 de abril. O evento teve em sua abertura a apresentação das ações que o GTH realiza diariamente, dentro do Hospital e Maternidade Oase, tanto no que tange aos usuários como aos colaboradores. Após teve a palestra “Cultivando os valores humanos”, que foi ministrada pelo profissional Giorgio Sinestri, que é graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Gestão de Pessoas com Especialização em Antropologia Filosófica. O palestrante através de sua apresentação tentou construir quatro passos, para que os valores humanos aconteçam. “Identificação do ser; reconhecer o outro como diferente, a chamada empatia; a afetividade que e um caminho de valor humano essencial para as pessoas e a verdade. Estamos caminhando para uma sociedade cada vez mais mentirosa, sabotamos sentimentos, realidades, mentimos em relação as coisas, camuflamos a realidade e não vivemos tão próximo da verdade. O valor humano mais forte de todos é a verdade: a verdade do ser, a verdade da identificação da diferença, a verdade do sentimento e da emoção. Então o ser, a empatia, a afetividade e a verdade são os caminhos que nos levam a nos valorizar como humanos”, define Sinestri em sua palestra.

Na segunda noite de evento, dia 4 de abril, inicialmente aconteceu a apresentação do Projeto Sorriso que desde setembro de 2017 realiza visitas semanais no Hospital e Maternidade Oase. O Projeto Sorriso de Timbó conta hoje com 12 voluntários ávidos pela oportunidade de levarem a alegria ao ambiente hospitalar. A participação do Projeto Sorriso contou ainda com uma magnífica e alegre apresentação de dois voluntários do Projeto de Blumenau, que foi aplaudido com muito entusiasmo por todos os presentes.

Antes da palestra programada para fechar o segundo dia de atividades da Semana de Saúde, o Vidas realizou uma singela homenagem as integrantes do GTH do Hospital Oase que são responsáveis por todas as ações de humanização dentro da entidade de Saúde e também em prol da comunidade.

Participação

A 3ª Semana de Saúde do Hospital Oase teve em sua programação palestras abertas á comunidade. No dia 4, todos os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra com o tema: “Cuidado centrado na pessoa, um dever de todos”, ministrada pelo MBA em Marketing, desenvolvedor de novos projetos na Consultoria e Gestão, Ensino, Telemedicina e Inovação na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Higor Marcelo Piceda dos Santos, que teve como mediadora a gestora do Hospital Oase, Grasielen Choseki.

Na noite de ontem, dia 5 de abril foi realizada a terceira e última palestra com o tema: “Como Gerenciar a Ansiedade”, que foi ministrada pela naturóloga Acupunturista com pós-graduação em Psicologia Multifocal, Suélen dos Santos Amorin. A palestra teve como mediadora a psicóloga do Hospital Oase, Elisiane G. Largura.

 

A 3ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase que acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Prefeitura de Timbó e neste ano conta com o apoio do Progrid/Viacredi, faz parte da Política Nacional de Humanização agregando uma nova cultura do Hospital Oase em Educação Permanente em Saúde.

HumanizaVidas

A solenidade de abertura da Semana de Saúde, que aconteceu no dia 3 de abril, no Auditório do Vidas, contou com a presença de autoridades locais, profissionais da área da Saúde, integrantes do Conselho Diretor e da Oaset, e também funcionários e comunidade em geral.

Na oportunidade o diretor presidente do Vidas lembrou que neste mês de abril, fazem sete anos que o Vidas assumiu junto com o Conselho Diretor, com a Oaset, o corpo clínico, colaboradores, Prefeitura de Timbó e comunidade a gestão do Hospital e Maternidade.

“Foram sete anos de trabalho estratégico e seis anos desenvolvendo ações focadas na humanização e, hoje, com ótimos parceiros está sendo realizada a 3ª Semana de Saúde, ou seja este é o terceiro ano que existe um Grupo de Trabalho de Humanização que realiza ações dentro do Hospital voltadas aos colaboradores e usuários. Sendo que uma das prioridades do Vidas, além da Gestão Profissional e a Humanização”.

Durante a solenidade, deixaram palavras de sucesso e agradecimento quando da realização da 3ª Semana de Saúde do Oase e também pelo trabalho que está sendo desenvolvido pelo Hospital, o diretor Técnico do Hospital Oase, Paolo Piermarini, a presidente da Oaset, Terezinha Metzker, o presidente do Conselho Diretor, Haroldo Ritzke, a secretária da Saúde Timbó, Deise Nicollete Mendes e o prefeito Jorge Krüger.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *