Por que é importante realizar exames periódicos?

Estamos em um novo ano e é sempre bom cuidar da saúde. Este é um período ideal para fazer o conhecido check-up, que consiste nos exames de rotina para saber como anda a saúde de maneira geral.

Geralmente, esses exames são feitos anualmente e solicitados pelo médico durante a consulta periódica do paciente.

Para a realização dos exames é importante observar duas situações: há pessoas que já tem alguma patologia crônica e as que não têm patologia e querem saber como anda a sua saúde. O check-up é um procedimento aconselhável, e que pode ser feito especialmente neste período de férias, por isso aconselha-se que o paciente procure o seu médico para que ele solicite os exames. Primeiro o médico fará o exame físico, relato da situação e solicitará exames como: sangue, urina, fezes, entre outros que julgar necessário.

A realização dos exames de rotina é importante em razão da possibilidade da detecção precoce de qualquer problema evitando assim a sua manifestação clínica.

É comum primeiro se manifestar a doença para depois tratar. Mas, com os exames de rotina que visam à busca preventiva do colesterol, diabetes, toxicidade, manifestações cardiovasculares, hepáticas, renais, que são problemas que muitas vezes não aparecem como sintomas é possível tratar antes de se manifestarem e atacarem a saúde do paciente. Importante considerar que essas patologias só aparecerão quando já estiverem muito avançadas, por isso fazer essa rotina ao menos uma vez ao ano é uma chance que o paciente tem de detectar algo ainda no início.

Para realizar os procedimentos do check-up de forma segura e bem orientada, de acordo com a sua necessidade, é necessário ter a indicação médica.

Doutor Janderick de Souza Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *