Oportunidade e conhecimento

A gravidez implica no início de um período na vida da mulher cheia de fantasia e felicidade, mas também repleto de dúvidas e inquietações. O processo de gestação, o parto e o puerpério são fases que acontecem muitas alterações a nível emocional e físico, que vai além do nascimento do filho, independente se for o primeiro, segundo ou terceiro, pois cada gestação é diferente. Com o objetivo de oportunizar a troca de informações, sanar dúvidas e esclarecer questionamentos o Vidas Instituto de Assistência à Saúde juntamente com o Hospital e Maternidade Oase disponibiliza uma equipe de profissionais para numa manhã, num período de quatro horas atender as gestantes de Timbó e dos municípios aos quais o Hospital é referência em Maternidade.

O Encontro que chegou a sua 22ª edição foi realizado no Auditório do Vidas e teve a participação da coordenadora do departamento de Enfermagem, Daysi B. Wolff, do obstetra Antônio Ildefonso Barcelos Lopes, do pediatra Paolo Piermarini, da psicóloga, Elisiane Largura Schroeder e da enfermeira, Lara Bruna Matoso que atua junto ao setor de Maternidade do Hospital Oase.

Durante o Encontro foi oportunizado que as gestantes sanassem suas dúvidas, até mesmo na questão da estrutura do Hospital, pois foi realizada uma apresentação dos passos que as futuras mamães seguirão ao chegar no Hospital. Elas conhecem desde a entrada delas no Pronto-Socorro, sala de pré-parto, salas de parto, sala de recuperação e os quartos para onde as mamães e seus bebês são acomodados até receberem alta médica.

No decorrer do Encontro, tanto a enfermeira como os profissionais médicos e psicóloga, repassaram orientações em relação aos cuidados com a mamãe como também com o bebê recém-nascido. Neste Encontro, a psicóloga reforçou a importância de a gestante envolver o companheiro nos cuidados com o bebê para não se sobrecarregar e assim evitar que tenha problemas psicológicos e de saúde, após o nascimento de seu filho.

No decorrer do evento foi aberto para questionamentos, oportunidade em que as gestantes puderam sanar dúvidas relacionadas a hora do parto, de como chegarão ao Pronto-Socorro, ou como saberão se estão em trabalho de parto efetivo ou não. Muitos foram os questionamentos em relação ao tipo de parto, o local onde as gestantes ficarão até ter o bebê, a necessidade de procedimento cirúrgico durante o parto, a permissão ou não de acompanhante durante o parto, os cuidados após o parto e com o bebê. A estrutura que o Hospital oferece as gestantes também abre espaço para questionamentos, pois hoje as gestantes têm um setor somente para elas, com quartos de pré-partos específicos, banheira e equipamentos para auxiliar a diminuir a dor. Também foram repassadas informações sobre os cuidados com o preparo do seio para o aleitamento materno, a forma correta da pega, a importância da sucção certinha do bebê para não dar rachadura nos seios, a importância e benefícios do aleitamento materno

No final do Encontro todas as gestantes receberam lembrancinhas, doadas pela Farmácia Farmais e Patotinha Moda Infantil e também um material informativo, que foi produzido em parceria entre o Vidas, a Patotinha Moda Infantil e a Farmácia Farma e Farma Popular, que serve para orientar as futuras mamães sobre o que elas devem trazer para a Maternidade, quando estiver na hora do seu bebê nascer. As mamães que já estão próximas de ter seus bebês, foram aconselhadas à deixar a mala da mamãe e do bebê já pronta para não dar atropelos quando chegar a hora do parto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *