Mais de 550 pessoas em três dias

Segundo a organização a 4ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase, que está trabalhando o tema: HumanizaVidas: com Gratidão foi um sucesso em todos os sentidos, deste os temas propostos nas palestras e oficinas que atingiram o objetivo proposto e em especial a participação. Foram mais de 550 pessoas participantes nos três dias de eventos, entre colaboradores, profissionais da Saúde e comunidade em geral.

A 4ª Semana de Saúde teve início no dia 1º com a solenidade de abertura e a palestra, “Empatia não é se colocar no lugar do outro!”, ministrada pelo profissional Rafael Gustavo de Liz, que é mestre em Gestão e Saúde pela Univali, especialista em Didática da Educação Superior, especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.

Em sua apresentação o palestrante disse que a palestra era provocativa. Durante a palestra muitas histórias, e que histórias foram contadas, sobre as situações tratadas e trabalhadas com pacientes. “Quantas histórias conhecidas, parecidas, ou mais profundas que as que eu tenho para contar, que vocês aqui deste Hospital não vivenciaram. Se permitem deixar as pessoas entrar na vida de vocês e de vocês entrarem na vida delas, para que possam fazer parte dos milagres”.

Já no dia 2 de abril foram realizadas as oficinas nos três períodos. A primeira – Ergonomia – Cuidados com a postura do colaborador e do paciente, que foi coordenada pela profissional Tamiris Dellangelo, que é fisioterapeuta mestre em Saúde Coletiva, especialista em Fisioterapia Intensiva, em Fisioterapia do Trabalho e Saúde, ergonomia e ambiente organizacional. A profissional atua ainda como fisioterapeuta no Hospital Santa Isabel, na coordenação do Serviço de Fisioterapia no Hospital Oase e é docente do curso de Fisioterapia da Fameblu.

No período da tarde foi ministrada a oficina: Cuidados pessoais – parceria com a Farmácia Farmais e promoter da Vult – Rubia Cavilha da Silva.

Já a terceira e última oficina acontece no período da noite com o tema: “O que me importa?”, ministrada por Célio Alves dos Santos, que é médico Geriatra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Veiga de Almeida; com formação em Neuropsiquiatria Geriátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; com especialização em Cuidados Paliativos, pelo Instituto Paliar, de São Paulo e médico Geriatra da Secretaria de Saúde de Indaial.

 

Abertura

A solenidade de abertura da 4ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase, foi realizada na noite do dia 1º de abril, e contou com cerca de 200 participantes, entre autoridades locais, profissionais da área da Saúde, integrantes do Conselho Diretor e da Oaset, e também funcionários e comunidade em geral.

Antes da solenidade de abertura do evento, o musicista da In Concert, Escola de Música de Indaial, Marcelo Padilha presentou a todos tocando em seu violino um tango chamado “Por Una Cabeza”. Para a organização a música é um dos aliados mais importantes da humanização.

No decorrer da solenidade de abertura, o diretor do Vidas, Richard Choseki deu as boas-vindas aos participantes e destacou sobre o objetivo deste evento que visa oportunizar a discussão conjunta, reflexão, avaliação e democratização dos interesses institucionais, com base na Política da Educação Permanente em Saúde e na Política Nacional de Humanização, envolvendo todos os colaboradores, gestores e parceiros para o aprimoramento do processo de trabalho hospitalar.

Segundo ele esta é a 4ª Semana de Saúde do Hospital Oase que tem como tema Gratidão. Choseki recordou que essa ação teve início em 2016 quando foi trabalhado o tema: Humaniza Vidas – Cuidar de quem cuida; no ano de 2017 o tema foi; HumanizaVidas com Qualidade; em 2018 o tema trabalhado foi: HumanizaVidas com Amor e agora neste ano: HumanizaVidas com Gratidão.“Este é o quarto ano que existe um Grupo de Trabalho de Humanização que realiza ações dentro do Hospital voltadas aos colaboradores e usuários, pois uma das prioridades do Vidas, além da Gestão Profissional e a Humanização”.

Também deixarem suas mensagens de sucesso e realização ao evento, a presidente da Oaset, Terezinha Metzker, o presidente do Conselho Diretor, Haroldo Ritzke, o secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri, o presidente da Câmara de Vereadores de Timbó, Guilherme Voigt e o prefeito Jorge Krüger.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *