Hospital Oase escreve uma nova história

Prédio Futuro
Prédio Futuro

São 78 anos de história junto a comunidade timboense e regional”. Com essa frase o diretor do Vidas Instituto de Assistência à Saúde – administrador do Hosptial e Maternidade Oase – Richard Choseki destaca o aniversário de fundação do Hospital Oase.

Choseki relata que de acordo com dados históricos, relatados pelas integrantes da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset) e registrado em livros, Hospital e Maternidade Oase foi fundado no dia 12 de setembro de 1937, como a primeira maternidade do município, pela Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó – Oaset.

Primeira maternidade, em 1937.
Primeira maternidade, em 1937.

Já no dia 2 de fevereiro de 1968, começou a funcionar o Hospital com capacidade inicial de oito leitos; em 2014 oferecia 68 leitos, e agora está com 100 leitos para atendimento, sendo que mais de 80% dos seus atendimentos são através do Sistema Único de Saúde (SUS). O mesmo constitui-se em uma entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistencial e atende aproximadamente 124.534 habitantes, inserida no Vale do Itajaí, na área do Vale Europeu.

De acordo com Choseki, hoje precisa-se ao olhar para o Hospital Oase agradecer aos médicos, aos prefeitos da região, políticos municipais e estaduais, empresários, clubes de serviço, associações empresarias e laborais, e todos que de uma forma ou de outra fizeram parte desta história de 78 anos.

Prédio de 2013.
Prédio de 2013.

O diretor do Vidas, ressalta que é preciso principalmente agradecer a um grupo de empresários que, no momento mais crítico do Hospital estiveram juntos do Conselho Administrativo colaborando com doações mensais: Supermercado Schütze Ltda, através da família Schütze; Metisa Metalúrgica Timboense Ltda, através do seu diretor presidente, Edvaldo Angelo; Uniasselvi, na época através da família Tafner; Malharia Diana Têxtil Ltda, através da família Blaeze; Industrias Acrilan, com o aporte da diretoria; Inarmeg através da diretoria; Tipotil Gráfica Ltda, através da família de Adolfo Germer; Areias Kretz com o apoio da diretoria; Frigorífico Gessner, através da família Gessner; Marconcini Seguros, através da família Marconcini e Porcelanas Germer através da família de Ingo Germer (in memorian).

Prédio atual, 2015.
Prédio atual, 2015.

Choseki afirma que perante essas pessoas, famílias e toda á comunidade a direção do Vidas, assumiu o compromisso de usar de forma transparente todos os recursos aqui disponibilizados e assim poder reverter o auxilio financeiro em ações que visam o atendimento de qualidade para todos os usuários do Hospital. “Desde o início dos trabalhos do Vidas à frente do Hospital estamos cumprindo com esse compromisso e buscamos sempre fazer, muitas vezes mais do que está ao nosso alcance, para tentar salvar vidas, e que muitas vezes isso não depende de nós, mas sim dos meios necessários para isso acontece e por isso estamos trabalhando para a implantação da UTI Adulto e Neo Natal para que possamos ter o acesso aos meios necessários para que, as muitas vidas que perdemos aqui no Pronto Socorro, possam ser evitadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *