Como contatar nossos serviços

Nossa equipe de administração está situada, na Rua Germano Brandes Sênior, 690, Centro – Timbó/SC, através do telefone, solicite nossa visita. Para falar com nossa equipe de trabalho basta comunicar-se por e-mail no endereço eletrônico adm@portalvidas.org ou pelo telefone (47) 3380-8300. Estamos prontos para lhe atender com orientações, apoio técnico operacional, execução de projetos, realização de serviços médicos, laboratórios e exames especializados, serviços, soluções tecnológicas e consultorias para o setor saúde.

Após sua solicitação, agendamos o seu atendimento, ouviremos suas necessidades e lhe apresentamos nosso plano de trabalho. Conte conosco: existimos para apoiar você.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Quem tem direito ao tratamento pelo SUS?

Resposta: Todos os brasileiros têm direito aos serviços de saúde gratuitos. O SUS – Sistema Único de Saúde – é a rede que reúne postos de saúde, ambulatórios, hospitais, laboratórios, enfim, todos os estabelecimentos públicos de saúde responsáveis por garantir o direito dos cidadãos a consultas, exames, internações e tratamentos. O atendimento oferecido deve ser igual para todos, sem discriminação, independentemente de contribuição ou trabalho com carteira assinada, devido acordos internacionais do Brasil cidadãos estrangeiros poderão ser atendidos pelo sistema público de saúde.

2. Como faço para ser atendido no SUS?

Resposta: A porta de entrada para o SUS, é o posto de saúde próximo da sua casa, lá você poderá marcar sua consulta e exames. Lá a mulher pode fazer o seu pré-natal e é feita a primeira triagem para qualquer avaliação médica.

3. Como faço para conseguir meu cartão nacional do SUS?

Resposta: O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de um documento (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento) e comprovante de residência. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

4. Como faço para conseguir agendar consulta e exames na Unidade de Saúde SUS?

Resposta: Você deverá se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua casa, munida do cartão do SUS ou de outros documentos como: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

5. Como fazer para conseguir agendar consulta e um exames numa Policlínica com um especialista?

Resposta: O paciente será atendido pelo clínico geral no posto de saúde mais próximo de sua casa e o médico o encaminhará para o especialista que atende pelo SUS.

6. Como faço para conseguir agendar consulta e exames no hospital?

Resposta: Não é possível fazer agendamento de consultas no hospital. O Hospital é um serviço referenciado, ou seja, ele integra uma rede regionalizada que atender os encaminhamentos médicos especialistas para cirurgias eletivas (agendadas), cirurgias de urgência/emergência e cuidados materno infantil. Na maioria das vezes a porta de entrada hospitalar é feita primeiramente pelo o atendimento de Urgência e Emergência
através do SAMU 192 e Corpo de Bombeiros integram a rede de apoio cabendo junto com a central de regulação dos serviços, da Secretaria de Estado da Saúde a decisão sobre o melhor local para o paciente ser atendido.

7. Se morar em outros municípios posso ser atendido num serviço de emergência local?

Resposta: Sim, o atendimento do serviço de urgência e emergência não poderá segregar qualquer cidadão ao seu acesso tanto brasileiros quanto estrangeiros tem direitos garantidos neste tipo de atendimento.

8. Na emergência do hospital o atendimento é por ordem de chegada ou tenho que esperar? Por quê?

Resposta: Nos serviços Hospitalares com porta aberta para Urgências e Emergências 24hs, UPA e Pronto socorro, prevalece a adoção de critério de classificação de risco de vida do paciente. Ou seja, quanto maior a gravidade mais rápido o paciente será atendido, para isto são adotados protocolos de atendimento que visam ordenar e organizar a ordem de atendimento dos pacientes mediante seu risco de morte. Deste modo uma dor moderada as vezes é capaz de fazer o paciente ficar na espera enquanto outros pacientes passem a sua frente classificadas por agravos que o colocam em risco real de vida.

9. Como faço para conseguir os medicamentos que o médico me receitou?

Resposta: Para conseguir o medicamento você deverá se dirigir a Unidade Básica de Saúde de sua abrangência (local onde você mora) munido com a receita médica e documentos para ser cadastrado do SUS (ver pergunta 3), ou ainda, na Farmácia de Distribuição de Medicamentos Especiais. O medicamento será entregue se estiver contido na lista de medicamentos distribuída pelo Ministério da Saúde.

Em alguns municípios são aceitas apenas receitas expedidas em formulário do sistema único de saúde e com descrição da fórmula e princípio ativo (não pode ser utilizado nome comercial). O medicamento será para uso exclusivo do paciente e para o prazo prescrito.

Obs.: Nos casos de medicamentos de Alto Custo que não constar na relação de medicamentos municipais, deverá buscar o serviço no programa de medicamentos excepcionais ou requerê-lo junto ao Ministério da Saúde.

10. Tenho que pagar algo ao ser atendido no SUS?

Resposta: Não. O atendimento do Sistema Único de Saúde é totalmente gratuito e direito a todo cidadão.

Não encontrou o que precisava? Preencha os campos abaixo com a sua dúvida:

Nome:   

Email:    

Dúvida:   
500 caracteres restantes